Para que serve a matemática?

Descubra a resposta da pergunta que não quer calar

Matemática em Os Simpsons?

Roteiristas matemáticos e físicos distribuem matemática pelos episódios.

Dia Nacional da Matemática

Você sabia que 6 de maio, no Brasil, é o dia Nacional da Matemática?

Análise Crítica

Ferramentas no processo de ensino e aprendizagem de matemática.

A Magia do Número 4

Você sabia que é possível formar qualquer número inteiro de 0 a 100 utilizando quatro numerais 4 e os sinais de operações matemáticas?

domingo, 7 de junho de 2015

Método: Algoritmo de Euclides


Nesta seção explicamos de maneira rápida e simples, porém com muita aplicação, a determinação do Máximo Divisor Comum (MDC) pelo método do Algoritmo de Euclides. 

No primeiro vídeo contamos a história do algoritmo. 

No segundo vídeo explicamos como encontrar o MDC pelo Algoritmo de Euclides. 

O terceiro vídeo faz uma ilustração geométrica do algoritmo e mostra uma maneira diferente de determinar o MDC pelo Algoritmo de Euclides: geometricamente. 

Nos 3 últimos vídeos resolvemos atividades que requerem a determinação do MDC, para que você, leitor do Blogue Álgebrakadabra, veja a aplicação do Algoritmo de Euclides.

Também sugerimos algumas atividades para que você possa fixar o assunto estudado e deixamos desafios sobre o tema, esperançosos por vermos a tua resolução. Por fim, a nível de curiosidade, deixamos uma descoberta matemática que relaciona MDC com MMC. 

Bons estudos e caso tenha dúvida, não se esqueça: estamos à disposição.


HISTÓRIA DO ALGORITMO DE EUCLIDES
Neste vídeo, relatamos brevemente a história do Algoritmo de Euclides. Deste, sabe-se muito pouco. Mas, apesar disso, sabe-se que contribuíra muito para a matemática e fora um dos grandes nomes na área. O algoritmo que leva o seu nome é até hoje muito utilizado. 

Vale a pena saber um pouco sobre tudo isso. Então nos acompanhe!




ALGORITMO DE EUCLIDES

De maneira simples e fácil, determinamos a seguir o MDC entre dois números (tomados como exemplo, o 32 e o 14), para que você também tente na sua casa, no trabalho ou na escola, determiná-lo com quaisquer dois números à sua escolha. 

Veja tudo isto a seguir!




ILUSTRAÇÃO GEOMÉTRICA DO ALGORITMO DE EUCLIDES

Ilustração Geométrica?!?! Exatamente! O Algoritmo de Euclides de maneira interessantemente diferente. Vamos determinar o MDC entre dois números (tomando o 32 e o 14 novamente) geometricamente. 

Confira abaixo!



Agora vamos praticar um pouco! Resolvemos as seguintes atividades utilizando o Algoritmo de Euclides e queremos você a nos ajudar. 

É logo a seguir, vamos lá?!

ATIVIDADE 1



ATIVIDADE 2



ATIVIDADE 3








ATIVIDADES PROPOSTAS

Obs.: Por favor nos envie ou simplesmente nos indique a sua resposta para que possamos interagir aumentando o nosso ambiente de aprendizagem e partilha de conhecimentos.

1) Determine o m.d.c.


a)  m.d.c (9,12)

b)  m.d.c.(8,20)

c)  m.d.c.(10,15)

d)  m.d.c.(9,12)

e)  m.d.c.(10,20)

f)  m.d.c.( 15,20)

g)  m.d.c.(48,18)

h)  m.d.c.(30,18)

i)  m.d.c.(60,36)

j)  m.d.c.(30,15)

l)  m.d.c.(80,48) 


2) (Mackenzie – SP) Nas últimas eleições, três partidos políticos tiveram direito, por dia, a 90 s, 108 s e 144 s de tempo gratuito de propaganda na televisão, com diferentes números de aparições. O tempo de cada aparição, para todos os partidos, foi sempre o mesmo e o maior possível. A soma do número das aparições diárias dos partidos na TV foi de?


3) (Revista Educação e Matemática) Na tabela seguinte encontras na coluna 1 a lista de pares de números construída a partir do par 30 e 54 e na coluna 2 as correspondentes diferenças entre os números dos diferentes pares. Sendo a divisão inteira entendível como subtração sucessiva com o mesmo subtrativo, completa devidamente as colunas 3 e 4 :




Acabas de determinar o m.d.c. (30, 54) por dois processos: o processo das Subtrações recíprocas (colunas 1 e 2) e o chamado Algoritmo de Euclides, que é um processo condensado do anterior (coluna 3). O m.d.c. (30, 54) é 6, identificável no processo das subtrações recíprocas por qualquer um dos termos do par de números iguais a que chegámos e no algoritmo de Euclides pelo último divisor.

Nota: No algoritmo de Euclides ao dividirmos 24 por 6 obtivemos quociente 4 e resto zero, isto é, subtraímos 6 quatro vezes a 24 enquanto que na subtração recíproca subtraímos 6 apenas três vezes a 24 mas ficamos com resto 6, logo podemos voltar a subtrair 6 até obter resto zero. Os gregos não levavam o processo até ao fim, ficando no par de números iguais (6, 6) porque não tinham símbolo para o zero.


4) (Revista Educação e Matemática) Constrói o retângulo 12 x 32 e determina pelo processo utilizado na atividade 3 o m.d.c. (12, 32)


5) (Revista Educação e Matemática - modificado) Na figura junta está representado um retângulo de 30 x 54.




5.1 Ao lado maior deste retângulo, tira o lado menor tantas vezes quantas as possíveis. Deves obter um novo retângulo cujas dimensões são:

— O menor dos dois números dados;

— O resto obtido quando efetuamos as subtrações sucessivas possíveis.

Este processo é equivalente a tirarmos ao retângulo dado o maior quadrado nele contido tantas vezes quantas as possíveis.

5.2. Sobre o novo retângulo obtido, efetua o procedimento anterior, isto é, tira-lhe o maior quadrado nele contido tantas vezes quantas as possíveis.

5.3. Repete o passo 3. 2. até esgotares o retângulo inicial.

O lado do último quadrado retirado é a maior medida comum dos dois lados do retângulo inicial, ou seja, o m.d.c. dos dois números.


DESAFIOS

1) (CMF-CE) Duas estradas se encontram formando um T e têm 2940 metros e 1680 metros, respetivamente, de extensão. O ponto de encontro divide a estrada menor em duas partes iguais. Pretende-se colocar postes de alta tensão ao longo das estradas, de modo que exista um poste em cada extremidade do trecho considerado e um poste no encontro das duas estradas. Exige-se que a distância entre cada dois postes seja a mesma e a maior possível. A quantidade de postes a serem utilizados é:



a)  10
b)  11
c)  12
d)  13 


2) Um empreiteiro deseja construir um prédio em um terreno retangular de dimensões 216m por 414m. Para isso, deverá cercá-lo com estacas. Se ele colocar uma estava em cada canto de terreno e utilizar sempre a mesma distância entre duas estacas consecutivas, qual será a quantidade mínima de estacas a serem utilizadas?



3) Qual o m.d.c. entre 987.656.321.972 e 987.654.321.976?



4) (Curso de Formação de Sargentos) Ao calcular o m.d.c. entre os números A e B, pelo algoritmo de Euclides (divisões sucessivas), obteve-se:




a)  A – B = 27
b)  A – B = 47
c)  A – B = 55
d)  A – B = 33
e)  A – B = 77



VOCÊ SABIA?



Esperamos que consiga realizar ótimos estudos!

Deixe um comentário para nós abaixo!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

A Magia do Número 4

Você sabia que é possível  formar qualquer número inteiro de 0 a 100 utilizando quatro numerais 4 e os sinais de operações matemáticas, como soma, divisão, exponencial ou fatorial?


Não acredita?

Então veja:
 
Para obtermos o número 3 fazemos:

(4 + 4 + 4) / 4
 
Para obter o número 77, por exemplo, fazemos:
 
( 4! / 4!! )^4 - 4
 
Ainda não acredita?
Veja então o número 64. Podemos escreve-lo como
 
4! + 4! + 4 x 4

Essa teoria chama-se "quatro quatros" e foi escrita pelo brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, sob o pseudônimo Malba Tahan, no livro "O Homem que Calculava"
http://1.bp.blogspot.com/-6U7bz5RQc6I/T1rJZj-ItuI/AAAAAAAAA90/-jGHTmbx8tc/s1600/Digitalizar0038b.jpg

Teste você também! Escola um número de 0 a 100 e tente escrevê-lo com quatro numerais 4.
 
Nos diga qual número você escolheu e como o escreveu.
 
Estamos esperando a tua resposta!
 
Divirta-se nessa magia do número 4!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Análise Crítica: Ferramentas no processo de ensino e aprendizagem

Título: Ferramentas no processo de ensino e aprendizagem
Autor: Albertina da Igreja Neto
Ano: 2010
Detalhes: Este texto faz parte do tópico 2.2.1 da Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança para obtenção do grau de Mestre em Sistemas de Informação, intitulada "O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Distrito de Bragança."

Neto (2010) descreve em sua dissertação de mestrado, as ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem. No texto, a autora fala da facilidade de acesso a grandes tecnologias e a internet que diminuem a distância que um dia houve entre o homem e a máquina e corrobora para a alfabetização tecnológica. Quem não for capaz de se adaptar às ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem, “corre o risco de estar tao desinserido na sociedade do futuro como um analfabeto está na de hoje” (Ponte, 1997 citado por Neto, 2010, p. 31).

O Blogue Álgebrakadabra elaborou uma Análise Crítica do texto e te convida a lê-la, assim como a Dissertação completa de Albertina da Igreja Neto. Ambos estão disponíveis nos link´s abaixo:

Link para Análise Crítica

Link para a Dissertação Completa