domingo, 7 de junho de 2015

Método: Algoritmo de Euclides


Nesta seção explicamos de maneira rápida e simples, porém com muita aplicação, a determinação do Máximo Divisor Comum (MDC) pelo método do Algoritmo de Euclides. 

No primeiro vídeo contamos a história do algoritmo. 

No segundo vídeo explicamos como encontrar o MDC pelo Algoritmo de Euclides. 

O terceiro vídeo faz uma ilustração geométrica do algoritmo e mostra uma maneira diferente de determinar o MDC pelo Algoritmo de Euclides: geometricamente. 

Nos 3 últimos vídeos resolvemos atividades que requerem a determinação do MDC, para que você, leitor do Blogue Álgebrakadabra, veja a aplicação do Algoritmo de Euclides.

Também sugerimos algumas atividades para que você possa fixar o assunto estudado e deixamos desafios sobre o tema, esperançosos por vermos a tua resolução. Por fim, a nível de curiosidade, deixamos uma descoberta matemática que relaciona MDC com MMC. 

Bons estudos e caso tenha dúvida, não se esqueça: estamos à disposição.


HISTÓRIA DO ALGORITMO DE EUCLIDES
Neste vídeo, relatamos brevemente a história do Algoritmo de Euclides. Deste, sabe-se muito pouco. Mas, apesar disso, sabe-se que contribuíra muito para a matemática e fora um dos grandes nomes na área. O algoritmo que leva o seu nome é até hoje muito utilizado. 

Vale a pena saber um pouco sobre tudo isso. Então nos acompanhe!




ALGORITMO DE EUCLIDES

De maneira simples e fácil, determinamos a seguir o MDC entre dois números (tomados como exemplo, o 32 e o 14), para que você também tente na sua casa, no trabalho ou na escola, determiná-lo com quaisquer dois números à sua escolha. 

Veja tudo isto a seguir!




ILUSTRAÇÃO GEOMÉTRICA DO ALGORITMO DE EUCLIDES

Ilustração Geométrica?!?! Exatamente! O Algoritmo de Euclides de maneira interessantemente diferente. Vamos determinar o MDC entre dois números (tomando o 32 e o 14 novamente) geometricamente. 

Confira abaixo!



Agora vamos praticar um pouco! Resolvemos as seguintes atividades utilizando o Algoritmo de Euclides e queremos você a nos ajudar. 

É logo a seguir, vamos lá?!

ATIVIDADE 1



ATIVIDADE 2



ATIVIDADE 3








ATIVIDADES PROPOSTAS

Obs.: Por favor nos envie ou simplesmente nos indique a sua resposta para que possamos interagir aumentando o nosso ambiente de aprendizagem e partilha de conhecimentos.

1) Determine o m.d.c.


a)  m.d.c (9,12)

b)  m.d.c.(8,20)

c)  m.d.c.(10,15)

d)  m.d.c.(9,12)

e)  m.d.c.(10,20)

f)  m.d.c.( 15,20)

g)  m.d.c.(48,18)

h)  m.d.c.(30,18)

i)  m.d.c.(60,36)

j)  m.d.c.(30,15)

l)  m.d.c.(80,48) 


2) (Mackenzie – SP) Nas últimas eleições, três partidos políticos tiveram direito, por dia, a 90 s, 108 s e 144 s de tempo gratuito de propaganda na televisão, com diferentes números de aparições. O tempo de cada aparição, para todos os partidos, foi sempre o mesmo e o maior possível. A soma do número das aparições diárias dos partidos na TV foi de?


3) (Revista Educação e Matemática) Na tabela seguinte encontras na coluna 1 a lista de pares de números construída a partir do par 30 e 54 e na coluna 2 as correspondentes diferenças entre os números dos diferentes pares. Sendo a divisão inteira entendível como subtração sucessiva com o mesmo subtrativo, completa devidamente as colunas 3 e 4 :




Acabas de determinar o m.d.c. (30, 54) por dois processos: o processo das Subtrações recíprocas (colunas 1 e 2) e o chamado Algoritmo de Euclides, que é um processo condensado do anterior (coluna 3). O m.d.c. (30, 54) é 6, identificável no processo das subtrações recíprocas por qualquer um dos termos do par de números iguais a que chegámos e no algoritmo de Euclides pelo último divisor.

Nota: No algoritmo de Euclides ao dividirmos 24 por 6 obtivemos quociente 4 e resto zero, isto é, subtraímos 6 quatro vezes a 24 enquanto que na subtração recíproca subtraímos 6 apenas três vezes a 24 mas ficamos com resto 6, logo podemos voltar a subtrair 6 até obter resto zero. Os gregos não levavam o processo até ao fim, ficando no par de números iguais (6, 6) porque não tinham símbolo para o zero.


4) (Revista Educação e Matemática) Constrói o retângulo 12 x 32 e determina pelo processo utilizado na atividade 3 o m.d.c. (12, 32)


5) (Revista Educação e Matemática - modificado) Na figura junta está representado um retângulo de 30 x 54.




5.1 Ao lado maior deste retângulo, tira o lado menor tantas vezes quantas as possíveis. Deves obter um novo retângulo cujas dimensões são:

— O menor dos dois números dados;

— O resto obtido quando efetuamos as subtrações sucessivas possíveis.

Este processo é equivalente a tirarmos ao retângulo dado o maior quadrado nele contido tantas vezes quantas as possíveis.

5.2. Sobre o novo retângulo obtido, efetua o procedimento anterior, isto é, tira-lhe o maior quadrado nele contido tantas vezes quantas as possíveis.

5.3. Repete o passo 3. 2. até esgotares o retângulo inicial.

O lado do último quadrado retirado é a maior medida comum dos dois lados do retângulo inicial, ou seja, o m.d.c. dos dois números.


DESAFIOS

1) (CMF-CE) Duas estradas se encontram formando um T e têm 2940 metros e 1680 metros, respetivamente, de extensão. O ponto de encontro divide a estrada menor em duas partes iguais. Pretende-se colocar postes de alta tensão ao longo das estradas, de modo que exista um poste em cada extremidade do trecho considerado e um poste no encontro das duas estradas. Exige-se que a distância entre cada dois postes seja a mesma e a maior possível. A quantidade de postes a serem utilizados é:



a)  10
b)  11
c)  12
d)  13 


2) Um empreiteiro deseja construir um prédio em um terreno retangular de dimensões 216m por 414m. Para isso, deverá cercá-lo com estacas. Se ele colocar uma estava em cada canto de terreno e utilizar sempre a mesma distância entre duas estacas consecutivas, qual será a quantidade mínima de estacas a serem utilizadas?



3) Qual o m.d.c. entre 987.656.321.972 e 987.654.321.976?



4) (Curso de Formação de Sargentos) Ao calcular o m.d.c. entre os números A e B, pelo algoritmo de Euclides (divisões sucessivas), obteve-se:




a)  A – B = 27
b)  A – B = 47
c)  A – B = 55
d)  A – B = 33
e)  A – B = 77



VOCÊ SABIA?



Esperamos que consiga realizar ótimos estudos!

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